“Como desenvolver a criatividade nas crianças” por Carolina Canto

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Facebook
WhatsApp
Email

A criatividade define-se pela capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas e é uma competência muito valorizada na vida adulta, especialmente no contexto profissional.

É conhecida a grande relevância das operações cognitivas no processo criativo e como o estímulo da criatividade leva ao bom nível de desenvolvimento intelectual e à possibilidade de usar estratégias de pensamento que rompam com esquemas rotineiros.

A imaginação criativa é própria do pensamento divergente, intuitivo e subjectivo .

E em que medida a criatividade ocupa um lugar tão importante no desenvolvimento infantil?

Por volta dos 18 meses e até aos 5 anos a criança encontra-se numa etapa privilegiada e decisiva no que diz respeito à exploração livre e criativa. Quase diariamente, as crianças têm oportunidade de se expressar e brincar livremente, sem qualquer constrangimento. É por isso muito importante perceber e interiorizar, por quem a elas se dedica, seja na creche ou em casa, que não se deve desencorajar a sua livre expressão criativa.

Por exemplo, a criança que desenha um cão com 3 patas e um sol verde está a explorar a sua imaginação, a expressar-se livremente e isso dá ao adulto também a oportunidade de estimular a linguagem da criança e o seu pensamento, fazendo-lhe perguntas e mostrando interesse e curiosidade pela sua obra de arte.

E sabia que as actividades de faz de conta apoiam a criança em todas as suas áreas de desenvolvimento: intelectual, linguagem, social, emocional e físico?

Através das artes plásticas, da música e da brincadeira a criança desenvolve a sua criatividade.

Uma criança que cria algo novo pelas suas próprias mãos e que recebe um elogio, uma palavra meiga, um abraço, um beijo, que ouve “Tu sabes” ou “Tu consegues” vai sentir-se valorizada, mais confiante, mais feliz e mais capaz de continuar a explorar, descobrir e criar coisas novas.

Enquanto mãe, gosto de contemplar os meus filhos a brincar, a ouvir os diálogos deles nas brincadeiras de faz de conta, gosto também de participar num piquenique de plasticina e de fazer trabalhos manuais.

E uma das coisas que me faz mais feliz e orgulhosa é quando me dizem algo diferente, inesperado e único, como sinal da sua simplicidade, do seu pensamento livre e límpido, sem filtros e sem formatações. Nesses momentos sei que se mostram tal como são, sei que os passo a conhecer mais um bocadinho e que isso fortalece ainda mais a nossa relação.

Poderia dizer que a criatividade da criança mostra-se como um meio de expressividade que apoia o desenvolvimento de competências como a linguagem, a motricidade, a auto-confiança e a afectividade segura.

Por Carolina Canto, Psicóloga, Professora Sénior Gymboree

Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.