Educação e refeição?
Qual a consistência?
Num momento diário e rotineiro, como as refeições, apercebi-me da importância da consistência e previsibilidade nas acções para que a criança possa estar entretida a comer (em casos de maior resistência à papinha:))
Uma sequência de movimentos que ajude a criança a prever o passo seguinte, fá-la sentir segura e confiante, assim como participativa e envolvida na hora da papinha:)
Sugiro uma canção de início que se repete a cada refeição. Pode ser a tradicional “Joana come a papa”, cantando com o próprio nome da criança!
Depois podem juntar um grupo de “amigos” – os bonecos mais queridos do seu filho – e fingir que todos irão comer. Segue-se uma sequência de colheradas, sempre pela mesma ordem: pápa leãozinho, pápa bebé, pápa Mickey, pápa Ruca, pápa Leonor (nome da criança) e voltamos ao princípio!
Outra acção divertida é uma sequência de movimentos com os próprios talheres: existem uns talheres que encaixam uns nos outros, que podem deixar a criança encaixar (com a vossa supervisão) depois separá-los e ir buscar a comida ao prato, seguindo viagem directa para a boca!! 🙂 E repetem…
Estas brincadeiras mostram-se cativantes para as crianças com cerca de 1 ano e meio, gostando de observar os seus “amigos” a comer tal como elas, assim como também apreciam jogos de construção que fazem a criança sentir-se competente e autónoma!
A repetição e consistência nas acções dos adultos ajudam a criança a crescer e aprender de forma divertida e curiosa!
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