Umas férias confinadas
As famílias vêem-se de novo confrontadas com esta necessidade de ter as crianças em casa, pelo menos, pelos próximos 15 dias.
O embate ainda que possa ser difícil, recordando o primeiro confinamento e parece que já se esgotaram as ideias para entreter os miúdos, pode para algumas famílias também trazer um sentimento de alívio por poderem manter os seus filhos mais protegidos e em segurança.
Bem sabemos que não é fácil conciliar o trabalho com as crianças em casa, ainda assim, podemos pensar positivo e tentar que elas vivam estes seus dias de férias confinadas de forma divertida.
É desafiante? É. Muito!
Todos os dias teremos o mesmo pensamento positivo e motivado? Provavelmente não…
É possível terem umas férias confinadas e livres ao mesmo tempo? Sim, claro! Acreditamos que sim.
Acreditamos no poder da criatividade de pais e filhos, que juntos podem voar nas asas da imaginação e visitar lugares únicos, só vossos.
Acreditamos que quando pais e filhos brincam juntos, motivados pelos interesses e gostos das crianças e direcionados pelo olhar atento e amplo do adulto, se constrói uma viagem com visitas a lugares deslumbrantes, com peripécias inesperadas e um destino certo : o do amor fortalecido.
Ainda que estas viagens diárias tenham que ser curtas, aproveitem sempre que possam.
No blog O nosso T2, encontra sugestões de atividades para fazer com as crianças em casa: https://onossot2.com/2021/01/descubra-as-melhores-atividades-para-criancas-para-estes-dias-em-casa/
Reunimos 15 dicas para estes dias de férias inesperadas:
- Façam um plano da viagem. Peça à criança que lhe diga o que gostava de fazer nos próximos dias e façam um plano da viagem com pelo menos um momento de brincadeira conjunta;
- Ver filmes e comer pipocas;
- Dançar juntos;
- Fazer desenhos juntos. Por exemplo, um desenho à vista, olhando
pela janela e desenhar o que vêem.
- Descobrir músicas antigas de que os pais gostavam e cantarem juntos;
- Partilhar tarefas domésticas, como encontrar pares das meias, dobrar roupa, aspirar…;
- Ensinar à criança algo novo e desafiante que ela queira aprender;
- Fazer puzzles, legos e jogos de tabuleiro;
- Cozinhar, seguindo uma receita ou inventando uma receita própria e original;
- Escrever essa receita, passo a passo, com desenhos ou recortes de revistas;
- Escrever e ilustrar um livro e imprimir para depois oferecer ou vender (no caso das crianças mais velhas em idade escolar, promove o seu espírito empreendedor) aos avós, tios… quando for possível e seguro estarem juntos;
- Fazer um teatro e gravar para mandar aos familiares e amigos. Todos podem participar, mesmo quem não quer aparecer, pode filmar ou ficar responsável pelos adereços e cenários;
- Ler um livro sozinho ou em conjunto;
- Escrever uma carta para um amigo ou familiar. As crianças ditam e os pais escrevem, sendo que os pais também podem ensinar algumas letras às crianças em idade pré-escolar ou recorrer a revistas para recortar letras e imagens para compor a carta.
- Plantar uma semente e ir acompanhando o seu crescimento ao longo dos dias. E assim aprender mais sobre as plantas, quais as mais indicadas para plantar nesta época do ano e quais os cuidados a ter nesta época de mais frio e menos horas de sol.
E algumas dicas de brincadeiras e estímulos para os bebés desde o nascimento.
Ora veja: Como brincar com o bebé até aos 6 meses?
Descubra ainda mais com o vídeo Vamos brincar entre os 6 e os 10 meses?
E continue a Brincar e Estimular entre os 10 e os 16 meses.
E não se esqueçam de umas paragens para muitos mimos, abraços e beijinhos!
Cuide de si, cuidem uns dos outros!