A criatividade define-se pela capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas e é uma competência muito valorizada na vida adulta, especialmente no contexto profissional. Através das artes plásticas, da música e da brincadeira a criança desenvolve a sua criatividade.
Construir uma tenda
Experimente tapar uma mesa ou duas cadeiras com um cobertor. Nesta tenda, a sua criança terá a oportunidade de construir e representar, usando a tenda como “suporte”. Siga as suas indicações e assuma um papel na história. Juntos será ainda mais divertido!
Chapéus na cabeça
Com um conjunto de chapéus diferentes, surpreenda a sua criança colocando um chapéu grande na sua cabeça. Agora faça-a experimentar, colocando um chapéu na dela. Divirtam-se e experimentem ver-se ao espelho. Ajude-a a expandir o vocabulário descrevendo: “Este chapéu é verde”, “As penas são suaves”.
Apresentar uma dança cantada
Caracterizem-se com peças de roupa que vos possam divertir numa dança cantada. Cantem uma canção preferida de maneiras divertidas, alterando a velocidade e o volume!
Plasticinas coloridas
Com plasticina ou massa de moldar não tóxica, experimentem rolar e pressionar, fazendo divertidas criações com formas abstractas. Faça um grande rolo para a criança experimentar cortar em partes mais pequenas. Falem sobre as cores, as formas e as texturas. No final, arrumem em caixas apropriadas e fáceis de reutilizar.
Amiguinhos de dedadas
Coloque tinta não tóxica num prato de papel e convide a sua criança a fazer marcas com os dedos no papel. Assim que secarem, usem marcadores para adicionar pernas, antenas, caudas, olhos, pétalas, e tudo o que quiserem para criarem pessoas, animais ou flores.
A combinação do desenhar com o colorir, o pintar e o colar, introduz a criança a vários meios artísticos diferentes.
Por Carolina Canto, Psicóloga, Professora Sénior Gymboree