A dança para a criança e seus benefícios Psicocinéticos
Jean Le Boulch (1924 – 2011), foi um médico francês, professor de educação fisíca e grande defensor da Psicocinética, teoria geral do movimento que quando aplicada da Educação possibilita aos professores uma base fundamental para a educação global da criança. Na sua obra “Educação pelo Movimento” (1980) tentou consciencializar os educadores sobre a importância das questões psicomotoras, as quais além de contribuirem para o desenvolvimento psicomotor da criança contribuem grandemente para a evolução da sua personalidade e do seu sucesso escolar.
Incluir a musicalidade e a expressão corporal como parte da educação infantil é importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais.
Através da dança e de seus movimentos coordenados e rítmicos, as crianças aprendem as noções de espaço, de sequência, padrões rítmicos e uma consciencialização do próprio corpo.
A dança desenvolve estímulos tais como:
É de salientar que as atividades que envolvem música e dança são sem dúvida um importante meio de inserção de cultura e prazer, sendo que as crianças sabem relacionar música e a dança como uma possibilidade de brincadeira e não há nada melhor do que aprender brincando.
A dança do Gymbo de Nível 5 da Gymboree, desenvolve exactamente algumas destas competências essenciais ao desenvolvimento infantil. Com a vantagem de que à medida que dança, o seu pequenote irá compreendendo os diferentes conceitos por vivenciá-los. Ao mesmo tempo, estará a dar início à aprendizagem da língua inglesa. E não é que os nossos pequeninos adoram a música, a dança e até já conseguem imitar!
Para que possa reviver esta brincadeira na sua casa partilhamos aqui o video de Youtube da dança do Gymbo e que tem sido um sucesso a deliciar miúdos e graúdos.
Será que o seu pequenote já conseguirá imitar os passos de dança do Gymbo?
Divirtam-se!