Brincadeiras de Outono para [email protected]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Facebook
WhatsApp
Email

Brincadeiras e Desenvolvimento

– Foi o tempo que tu dedicaste à tua rosa que fez com que ela seja tão importante.

– Foi o tempo que eu dediquei à minha rosa… – repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
In Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry

O Despertar dos sentidos

A estimulação sensorial promove o desenvolvimento do cérebro. À nascença o tato parece ser o sentido mais desenvolvido e aquele que amadurece mais depressa. Contrariamente, a visão parece ser o sentido menos desenvolvido do recém-nascido. Contudo, nos primeiros meses de vida assiste-se a um rápido desenvolvimento da competência visual do bebé, que rapidamente demonstra capacidade para seguir um objeto em movimento com o olhar, bem como para discriminar as cores.

Veja aqui mais brincadeiras sensoriais dos 0 aos 5 anos.

Os sentidos são, portanto, fonte de informação sobre o mundo, fonte de conhecimento sobre o próprio e os outros, fonte de aprendizagem e descoberta.
Para começar a gatinhar ou andar, uma criança não precisa de ser ensinada. Ela anseia por espaço e oportunidades estimulantes que lhe permitam experimentar, tentar, descobrir. O sucesso conduzirá à autoconfiança e esta impulsionará novos processos de descoberta.
O desenvolvimento da rede neuronal necessária às aprendizagens futuras ocorre comprovadamente com maior facilidade nos primeiros anos de vida. Assim, é neste período privilegiado que o terreno da aprendizagem está mais fértil e mais recetivo para ser semeado e carinhosamente regado. As flores deste jardim: ganhos motores, cognitivos, sociais e emocionais. Chaves mestras das portas do futuro. Os jardineiros destes jardins? Mães, pais e todos os outros adultos que são significativos na vida do bebé.

É por tudo isto que o contexto envolvente de um bebé ou criança deve, tanto quanto possível, ser apelativo, interessante e encorajador uma vez que o potencial de desenvolvimento do ser humano é fortemente influenciado e moldado pelo ambiente envolvente.

Enquanto o vento sopra e o Outono vai chegando, o Gymboree deixa-lhe algumas gotas de inspiração para regar todos os sentidos das “suas flores”, enquanto estão em casa…

Um fio de lã que aquece o coração no Outono…

Brincadeiras de Outono para Principezinh@s 1

Acorde o seu Principezinho oferecendo-lhe uma brincadeira divertida para começar o dia. Dê-lhe a ponta de um novelo de lã (que previamente desenrolou passando por diferentes zonas da casa) e explique a sua missão: seguir o novelo de lã, enrolando-o, e descobrir o tesouro! O novelo oferecerá um desafio à motricidade fina, enquanto a criança o vai recolhendo. O novelo proporcionará um desafio motor, pois a criança poderá ter de ultrapassar obstáculos, como passar por baixo de uma mesa, subir ao sofá, passar entre dois vasos. O novelo ajudará a criança a desenvolver a linguagem, pois poderão conversar sobre as várias divisões da casa, nomeadamente o nome do mobiliário ou objetos existentes e sobre tarefas lá realizadas. A criança irá sentir-se curiosa e a curiosidade é essencial à motivação para a aprendizagem! O tesouro? A roupa a vestir naquele dia, um pequeno-almoço especial, um livro… O que lhe sugere a sua imaginação?

Histórias e historietas

Semeie o imaginário do seu Principezinho com histórias e historietas. A ideia de contar uma história a um bebé, que não consegue compreender
plenamente aquilo que lhe está ser dito, parece-lhe desajustada? No Gymboree todos acreditam que nunca é cedo de mais para começar a ler ou
contar histórias. Os bebés adoram percepcionar variações no tom, no volume e na velocidade do discurso que escutam. Observam, atenta e
curiosamente, cada expressão facial que os adultos fazem enquanto falam com eles. Quando crescem adoram repetir com entusiasmo o que ouvem e
comentar o que se passa na história que escutam.

Com a chegada do Outono aproveite para espreitar estes livros para estimular a linguagem e a criatividade do seu Principezinho.

Brincadeiras de Outono para Principezinh@s 2

 

Esta é uma sugestão de livro inspirado na pedagogia Montessori:


livro-outono
Finjam ser uma Sinfonia!

Selecione alguns dos instrumentos que tem em casa e experimentem tocá-los, acompanhando as vossas músicas preferidas. Caso não tenha em casa instrumentos musicais, ouçam a música e converse com o seu filho sobre os diferentes instrumentos que estão a ouvir. Modele como poderão fingir tocar esses instrumentos. Em seguida, ponha de novo a música a tocar e “no ar” toquem os diferentes instrumentos que ouvem.
Aproveite os encontros familiares para alargar a brincadeira a todas as crianças da família.
Esta atividade estimula o desenvolvimento cognitivo, dando à criança a possibilidade de aprender um pouco mais sobre alguns instrumentos musicais, através da escuta ativa e da imitação.Brincadeiras de Outono para Principezinh@s 3

Experimentem ainda adicionar o som de alguns elementos outonais, como folhas secas, pinhas, castanhas, paus. Utilizem esses elementos para construir novos instrumentos musicais e descobrir os sons que conseguem produzir.

Quem vivia na Quinta?

Em casa reúnam diferentes protótipos de animais e imitem os sons de cada um deles. Depois cantem a música “O tio Manel tinha uma quinta” dando vida a cada um dos animais protagonistas dos diferentes versos. Esta canção contém todos os ingredientes para entrar na lista de favoritos do Principezinho: um padrão que se repete (I-A-I-A-O) e animais que falam!

Poças de água em casa!

Brincadeiras de Outono para Principezinh@s 4

Saltar de galochas nos pés em cima das poças de água que se formam num dia de chuva pode ser muito divertido…

E que tal levar as poças de água até casa? Recorte de forma irregular algumas folhas de papel e, para tornar a brincadeira mais realista, desenhe nelas alguns salpicos de água. Depois, cole com fita-cola as folhas no chão, numa zona ampla da casa onde a criança possa saltar em segurança. Galochas, casaco
e gorro… Equipem-se, simbolicamente ou verdadeiramente, para um divertido dia de chuva! Depois, ao som de música animada saltem de poça em poça. SPLASH!

Quadro Familiar com cores de Outono

Material: tinta lavável (cores quentes de outono), água, prato, pincel, folha de papel branca, cartolina colorida, cola

Artistas: mãe, pai, filhos (e porque não, o cão ou gato da família?)

Brincadeiras de Outono para Principezinh@s 5

A primeira tarefa será diluir a tinta com a água, misturando com o pincel. Esta é uma atividade na qual as crianças a partir do ano e meio adoram ajudar. Depois, e para servir de modelo à criança, introduza a sua mão na tinta e coloque-a depois no papel em branco. O prato passará por todos e na folha branca surgirá a impressão das mãos de todos. Para que cada quadro seja realmente único poderão surgir variações: usar uma cor ou várias cores misturadas, poderão optar pelas cores de Outono, as mãos surgirem aleatoriamente na folha ou ordenadas segundo o tamanho ou, em vez de mãos, poderão usar os pés como molde. Depois de seca, a obra de arte poderá ser colada e enquadrada numa cartolina colorida.
Família e amigos irão adorar receber estes originais quadros feitos em família.

Receita de Outono do Principezinho

Brincadeiras de Outono para Principezinh@s 6

Material: prato de papel, cola, diferentes materiais naturais (folhas, sementes, flores, pequenos ramos…)

Artistas: mãe, pai, filhos

Em conjunto criem um quadro da natureza, colando diferentes elementos naturais (que podem recolher em conjunto num passeio pelo campo) no prato de papel. Em seguida elejam o prato preferido da criança ou da família e escreva numa folha de papel a referida receita, que depois colarão no verso do prato.
Família e amigos irão ficar satisfeitos por descobrir o prato culinário preferido da família.

Em qualquer uma das sugestões, será benéfico que sejam as crianças o foco do processo artístico. Oiça as suas opiniões, respeite as suas escolhas, elogie as suas conquistas. E, acima de tudo, divirtam-se na partilha das criações artísticas.

Cada dia que nasce é uma oportunidade para descobrir atividades que o seu Principezinho gosta de realizar e com as quais estará a crescer.

Contamos poder ser uma fonte de ideias. Amplifique as ideias, siga o interesse da criança e criem, em conjunto, as vossas próprias aventuras do desenvolvimento.

Um Outono muito divertido para todos!

 

Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.