Semear a Paz
Há competências na infância, que são sementes para a Paz?
Sim, há algumas competências em desenvolvimento nas crianças a partir dos 3 anos que podemos destacar e que estão intimamente relacionadas com a educação para a paz.
Competências na Educação para a Paz:
Uma delas é o Auto-controlo, ou seja, a capacidade para adaptar e controlar as próprias ações.
Outra é a capacidade para se relacionar com os outros.
A cooperação é outra competência muito valiosa na educação para a paz.
E por fim, mas não menos importante, destacamos a capacidade para comunicar. Entende-se que esta é a uma capacidade para trocar ideias, sentimentos e conceitos com os outros, de forma verbal e não verbal.
Damo-vos algumas sugestões de atividades que podem ser feitas com as crianças para ajudar a desenvolver essas mesmas competências.
Brincar e Semear a Paz
1. Para se desenvolver a capacidade de auto-controlo (auto-regulação, concentração, controlo interior, saber esperar):
- Fazer a dança do freeze: parar de dançar e fazer uma estátua (ou saltar para dentro de um arco, ou colocar-se num ponto pré-definido) quando a música pára.
- Fazer gelatina: é uma receita simples de fazer, com poucos passos, o que mantém o entusiasmo da criança pela atividade, mas ao mesmo tempo, é necessário esperar algumas horas para que fique pronta. Assim, através de uma receita a criança aprende a seguir passos sequenciais, reforçando a importância de seguir uma ordem, e para além disso também incentiva a ter paciência e a saber esperar para depois finalmente poder provar a sua gelatina!
- Lenço voador: atirar o lenço ao ar e apanhar com as duas mãos. Depois experimentar apanhar só com uma. Experimentar também bater 2 palmas antes de apanhar o lenço (desafiar a criança a bater cada vez mais palmas). E tentar ainda apanhar o lenço com a cabeça, as costas, o joelho, o pé… Esta atividade vai estimular o auto-domínio e controlo do seu corpo.
Para ajudar a desenvolver competências sociais, tendo por base compreender e ser compreendido:
- Jogar à bola em roda, passando a bola entre todos. Cada criança pode ser convidada a dizer o nome da criança para quem vai atirar a bola, ou para descrever algo relativo à outra pessoa (por exemplo, “os teus olhos são castanhos”). Podem ainda fazer-se um jogo que ajude a conhecerem mais sobre os gostos de cada um. No início do jogo cada criança diz uma coisa de que gosta e todos têm que tentar memorizar esses gostos de cada um. Depois quando se atira a bola tem que se dizer o gosto específico da criança para quem se atirou a bola.
Este jogo promove a atenção e a memorização, ao mesmo tempo que desperta o interesse e respeito pelas características do próprio e dos outros.
- Brincar com ímanes e descobrir mais sobre o magnetismo. Que materiais são atraídos pelo íman? O que acontece quando juntamos dois ímanes?
Permitir que a criança coloque as suas próprias questões sobre o que está a experimentar e fazer as previsões do que vai acontecer, é um incentivo ao pensamento crítico e criativo e à disponibilidade para ouvir ideias diferentes das suas.
Para incentivar à cooperação, de forma a encontrar um equilíbrio entre as necessidades do próprio e as necessidades dos outros, através de uma atividade de grupo:
- Bicicleta para dois: aos pares, as crianças deitam-se de costas no chão e juntam os pés, com as pernas no ar, fletidas. Pedalam em conjunto e tentam contar quantas pedaladas dão juntos.
- Barrigas sorridentes: As crianças (e adultos) deitam-se no chão de costas, com as cabeças apoiadas na barriga de quem está ao seu lado. A primeira pessoa diz “Ha” e depois a que tem a cabeça apoiada na sua barriga, diz “Ha,Ha” e por aí fora, até todos terem soltado uma gargalhada.
- Cadeia de bolas: As crianças ficam em linha e têm um cesto com bolas, que têm que ser passadas de mão em mão até conseguirem encher o cesto que está vazio na outra ponta da linha. As bolas devem ser passadas uma a uma e o adulto pode sugerir diferentes formas de as passarem – com as duas mãos, só com a mão esquerda/direita, pelo meio das pernas, de costas… À medida que vão colocando as bolas no cesto podem fazer a contagem em voz alta!
E para a competência de comunicação (verbal ou não verbal), pretende-se estimular o desejo de partilhar ideias e sentimentos com os outros. Esta competência está relacionada com a auto-confiança e na vontade de se relacionar com os outros.
- Guia-me: Uma criança de olhos vendados tem que fazer um percurso com a ajuda das instruções que outra criança lhe vai dando até chegar ao fim do caminho.
- Cartaz da Paz – fazer um cartaz sobre a paz, com recurso a desenhos das crianças, podendo utilizar-se alguns símbolos da paz, como a pomba branca, e pedir às crianças que a decorem.
- Para as crianças mais crescidas que já saibam escrever, pode pedir-se que escrevam uma carta aberta ao mundo inteiro para apelar à paz.