As crianças não têm as ferramentas necessárias para lidarem com os próprios sentimentos e frustrações. Mas, nos primeiros anos de vida, o papel dos pais e e educadores é fundamental para fornecer estratégias e mecanismos para construir uma fortaleza em que os sentimentos são aliados e não inimigos.
O coping – que se pode resumir como uma estratégia de regulação das emoções – serve exatamente para isso.
A criança a partir dos 3 anos é capaz de compreender o ‘porquê’ das coisas e consegue fazer relações lógicas entre as ideias. Já demonstra grande autonomia, tal como fazer a sua higiene, vestir-se e comer sozinha. A sua curiosidade motiva-a a explorar para aprender mais sobre o funcionamento do mundo, agora duma forma mais complexa.
Veja também: 7 razões cientificamente provadas para abraçar o seu filho
Entre os 3 e os 5 anos de idade, as crianças exploram avidamente o mundo que os rodeia, gostando de participar em atividades estimulantes e originais, de explorar novas atividades e de demonstrar novas capacidades.
Nesta fase, desenvolvem-se importantes competências, fundamentais para o seu crescimento. As suas competências motoras, bem como intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas continuam em desenvolvimento.
As novas competências cognitivas para agrupar e categorizar ajudam a criança a compreender as semelhanças e as diferenças entre as pessoas, aprendendo a respeitar e a estar com os outros. A melhor forma de promover o desenvolvimento saudável de uma criança desta idade é incentivá-la a explorar. Assim o pensamento crítico sobre os objectos, as pessoas e a forma como o mundo funciona estará a ser estimulado.
Aprenda ferramentas de coping:
Competências em destaque nesta atividade:
- Capacidade para estabelecer relações
- Inteligência emocional
- Socialização