Dia Internacional do Livro Infantil
No dia 2 de abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.
E como tornar esta experiência de leitura com a criança num momento ainda mais divertido e cheio de ternura?
- Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações.
- Deixe a criança virar a página, se ela quiser.
- Torne a história viva, fazendo uma voz diferente para cada personagem e usando mímica para contar a história.
- Quando a criança começa a saber ler deixe-a ler palavras e frases.
- Faça perguntas e converse sobre a história, sobre as informações e sobre as imagens.
- Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes. É frequente as crianças quererem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada, pois adoram a companhia dos seus adultos preferidos, e essa repetição também lhes dá uma maior percepção de segurança e confiança.
- Podem fazer uma dramatização do que acabaram de ler, é sempre divertido e as crianças adoram poder “vivenciar” o mesmo que os personagens que acabaram de seguir.
- Pedir à criança para recontar a história à sua maneira.
Para além da linguagem, os livros também ajudam desde cedo o bebé a desenvolver a sua visão (nos primeiros meses o bebé prefere os livros com as cores preto e branco, pelo seu alto contraste, conseguindo focar bem as imagens apresentadas), a consciência sensorial (optando por livros com diferentes texturas, como diferentes tipos de tecido, que podem tão facilmente recolher em casa e fazer um livro original e único), a motricidade fina (ao virar as páginas do livro, que nos primeiros meses se preferem mais grossas, de cartão ou tecido com enchimento, permitindo à criança manusear o livro com maior confiança e segurança).
E a cada virar de página, uma surpresa: novas imagens, novas palavras e novos sons.