As aulas Gymboree – brincar com música
Numa aula de Gymboree Play & Learn nível 4 (16-22 meses), no momento do pára-quedas estava eu sentada com o Gymbo no colo, mais uma mãe com a sua pequenota. Estava a acompanhar-me na música do “Conde de Almoster” a marcharem para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita… Enquanto todos os restantes pequenotes com os seus pais e avós exploravam entusiasmadamente o tema “por cima e por baixo” nos vários equipamentos.
Estes conceitos opostos servem de mote para muitas brincadeiras com as crianças desta faixa etária, pois gostam muito de explorar ativamente o espaço envolvente e é através do movimento que aprendem mais e melhor.
Quer espreitar algumas sugestões de brincadeiras com o tema Cima e Baixo? Veja aqui!
É nesta altura que surge a dúvida de continuar a cantar as músicas previstas para o momento do pára-quedas… ou simplesmente passar por cima delas e dar continuidade à aula. Decidi arriscar! Escolhi uma das músicas infantis possíveis: “Estavam três patinhos no lago a brincar…. e como estavam longe ouviu-se a mãe chamar Quá Quá Quá…”. Devagarinho, os pequenotes foram-se aproximando do pára-quedas, suscitados pela novidade da música e pelos gestos que fazia para acompanhar a letra.
Sabia que os gestos que acompanham as músicas infantis cantadas constituem mais um estímulo para o desenvolvimento da linguagem? Pode aprofundar mais o tema do desenvolvimento da linguagem aqui.
A imagem que guardo com mais ternura foi de uma menina que, em pé, mesmo no centro do pára-quedas dançava, imitando os meus gestos muito delicadamente…. e eis senão quando, após finalizar a música, a todos surpreendeu e para delícia da sua avó, com um suave “quá quá quá”! Foi uma risota geral!
Parece que é mesmo verdade, quem não arrisca não petisca! 😉
Carolina Canto (professora Gymboree)
![A Música nas aulas Gymboree [com um final surpreendente] 1 28062008100](http://playandmusic.pt/wp-content/uploads/2008/07/28062008100-300x225.jpg)