Sons
Como já se sabe, a música é um elemento benéfico ao desenvolvimento das crianças… e porque não explorar diferentes sons com o seu filho?
Com tantas coisas ao nosso alcance (como embalagens de iogurte, arroz ou massinhas, entre outros) pode-se sempre construir um instrumento musical e, a partir dele, descobrir o seu timbre e alguns ritmos diferentes. Coisas simples acabam por ajudar a desenvolver capacidades auditivas, sociais e também a memória. É bom, também, poder observar os mais pequenotes entusiasmados com o novo brinquedo e a utilizarem-no ao ritmo da sua canção preferida!
Após a construção dos pequenos instrumentos com a participação dos mais pequenos, exercícios como pedir para repetir uma sequência rítmica, trabalha a memória a curto prazo.
A nível das capacidades auditivas, o facto dos pequenotes tentarem distinguir um instrumento pelas suas características sonoras (se o som parece arroz ou massas), acabam por trabalhar a sensibilidade aos diferentes estímulos sonoros. Depois de dar a conhecer à criança os diferentes sons, toque um “instrumento” sem ela ver e pergunte-lhe se consegue adivinhar qual o “instrumento” que tocou.
Com a prática, a criança percebe que os timbres variam consoante as características físicas dos instrumentos. Boas Brincadeiras!
MB
2 thoughts on “Novos sons e ritmos!”
Parece muito boa ideia, mas como compôr essas brincadeiras para trabalhar a memória ou a sensibilidade especificamente? O que fazer com uma criança de 3 anos? Obrigada
Antes de mais, obrigada pelo seu comentário! As crianças de 3 anos já conseguem responder muito bem ao que é pedido. Após a construção dos pequenos instrumentos com a participação dos mais pequenos, exercícios como pedir para repetir uma sequência rítmica, trabalha a memória a curto prazo.
A nível das capacidades auditivas, o facto dos pequenotes tentarem distinguir um instrumento pelas suas características sonoras(se o som parece arroz ou massas), acabam por trabalhar a sensibilidade aos diferentes sons. Depois de dar a conhecer à criança os diferentes sons, toque um “instrumento” sem ela ver e pergunte-lhe se consegue adivinhar qual o “instrumento” que tocou.
Com a prática, a criança percebe que os timbres variam consoante as caracteristicas físicas dos instrumentos. Boas Brincadeiras!