Para uma Páscoa doce e divertida em família sugerimos várias brincadeiras ativas que colocam a família a brincar junta e desafiam todo o corpo a mexer e a cabeça a imaginar!
O Coelho da Páscoa
Pergunte ao seu filho como é o coelho da páscoa. Integre a personagem e divirtam-se a imitar um coelho com orelhas e bigodes compridos, a ronronar, a saltar…
Saltos de coelho
Coloquem-se de cócoras, na posição certa para dar um grande salto de coelho. Podem desenhar um percurso no chão com vários arcos ou dispor vários objetos pelo chão para marcar as “tocas” para o coelho saltar. Nesta brincadeira a criança desenvolve esforços musculares e a coordenação bilateral.
Vamos em busca das cenouras
Escondam vários objetos cor-de-laranja como sendo as cenouras e depois divirtam-se a “roê-las”, desenvolvendo assim o pensamento simbólico da criança.
Caça aos ovos em família
Recolham várias bolas, de preferência de diferentes tipos, como bolas insufláveis, de espuma, de tecido, grandes e pequenas. Escondam-nas pela casa, como se fossem os ovos da Páscoa. (E porque não, esconder junto das bolas uns ovinhos de chocolate?!)
Encontrem os ovos (bolas) escondidos e juntem-nos em cima de uma manta estendida no chão. Depois de encontrados todos os ovos, cada um segura numa parte da manta e juntos abanam-na, fazendo os ovos saltitar. Cuidado para não caírem ao chão! 🙂 Temos a certeza que vão empenhar toda a força, coordenação e cooperação, fazendo desta brincadeira um sucesso!
Cuidado com o ovo!
Dancem a pares com um ovo (pode ser uma bola, um ovo cozido ou até mesmo um ovo de chocolate) entre a testa de cada um, tentando não o deixar cair enquanto se abanam ao som de uma música de que gostem.
Bigodes que veem!
Definam um percurso simples em linha recta ou com alguns obstáculos pelo meio e coloquem o ovo de Páscoa no final. Com uma das crianças (ou adulto) de olhos vendados, os restantes membros da família vão dando indicações para o coelhinho conseguir encontrar o ovo. Se necessário o adulto ou outra criança mais velha (um irmã ou um primo) pode ir a acompanhar a criança ao longo do percurso.
Sabia que os bigodes do coelho servem para „ver“ as coisas que estão mesmo à sua frente, uma vez que esse é o ângulo morto da sua visão?
Uma Feliz Páscoa para todos!