Primavera, a estação das flores e o despertar dos sentidos
Chegou a Primavera, e com ela as árvores a florir, os dias mais solarengos e mais oportunidades para passeios ao ar livre. São ótimos motivos para descobrir a beleza da natureza e para aproveitar melhor o tempo para brincadeiras em família.
Onde existe diversão, existe aprendizagem! Descubra as atividades que mais trazem alegria ao seu pequenino, isto ajudará a desenvolver o seu maior potencial. Permita que a gargalhada dele seja o vosso guia nesta Primavera.
Damos-lhe algumas sugestões de atividades que poderão fazer em casa ou vir ao Gymboree experimentar numa aula de artes:
Flores a crescer!
Recorte flores em papel de diferentes cores. As crianças podem usar almofadas de carimbo ou digitinta para fazer a impressão dos dedos nas pétalas. Com um furador, faça um furo e adicione um araminho colorido («limpa-cachimbo») como caule da flor.
Para decorar a sua casa para a Primavera ou para deixar recados à família faça esta Mola florida:
Recorte o molde de flor que desejar, sendo que a margarida é uma boa sugestão, pois nesta altura do ano crescem com muita facilidade nos terrenos ou canteiros junto das zonas residenciais ou ao longo das estradas, e por isso será uma flor fácil de identificar pelas crianças.
A flor pode ser feita em cartão, cartolina colorida ou papel comum e depois adicionar a “bolinha” amarela feita com outro tipo de material: como feltro, tecido ou um pouco de papel crepe (ou de seda) amarrotado em forma de bolinha.
Pinte a mola de madeira de cor verde e deixe secar. Recorte as pétalas em papel verde de lustro e cole na mola. Depois é só colar a flor na mola ou simplesmente prendê-la com a mola.
Ainda pode colar um pequeno íman na mola para ficar no frigorífico a servir de “porta-recados”.
Borboletas a voar!
Com dois lenços coloridos nas mãos dancem e imaginem que voam como borboletas. Comecem por estar numa posição sentada e fechada (a borboleta adormecida) e vão despertando aos poucos. Abrem uma asa, depois outra, levantam a cabeça e colocam-se de pé lentamente. Depois, explorem juntos diferentes movimentos: saltar, correr, rodar, acompanhando o ritmo da música.
Limpezas de Primavera!
Alinhe vários objetos – uma caixa de cartão vazia, uma almofada macia, uma garrafa de plástico vazia – ao fundo de um longo corredor. Dê à criança uma pequena vassoura e deixe-a empurrar cada objeto com a vassoura, ao longo do corredor. Enquanto a criança “trabalha”, você pode cantar (com a melodia da música “Rema, rema o teu barco”) “empurra, empurra, empurra a caixa, pelo corredor”.
Caixa Sensorial
Encha uma caixa com pétalas, pedras de variadas texturas e tamanhos, plantas, ramos e terra. Vamos fazer uma brincadeira táctil? Agora é só deixar os dedos escavarem e explorarem!
Pintura com citrinos brilhantes
Esprema tintas digitais laváveis num prato; use as cores que preferir. Gentilmente pressione uma laranja ou limão nas tintas e ajude o seu pequenote a rolar, pressionar e explorar a fruta pintada numa folha de papel. Que efeito brilhante! E que cheiros sentem?
Rabiscos artísticos e primaveris
Utilize cores brilhantes e vivas para rabiscarem num papel. Quando terminarem, observem a pintura realizada e usem marcadores para acrescentar detalhes e transformar a obra numa cara, casa, flor,… O que é que conseguem ver? É só dar largas à imaginação e criar!
Esta atividade origina ótimas histórias espontâneas, também.
Vamos experimentar?