Criem tesouros de memórias especiais! (0-6 meses)
Façam uma recolha de retratos de membros da família, imagens de animais
conhecidos e preferidos, e de alguns objectos com grande significado. Com um
conjunto de caixas de cartão, como as caixas de sapatos e as caixas de presentes,
coloquem os diferentes retratos e imagens no interior duma caixa previamente
decorada no exterior com a impressão da mão, dos dedos e do pé da criança
utilizando tinta não tóxica apropriada.
Encontrar a foto da mãe ou do pai, ou até mesmo dos avós, dentro da caixa, é uma
maneira excelente para incentivar o sentido de descoberta dos bebés, enquanto
estimulam a sua memória visual. O tesouro vai ficar cheio de boas memórias e vai
guardar muitos sorrisos!
Muita música (6-10 meses)
A música deve ser uma constante em todas as fases de desenvolvimento de uma criança. Desta forma, é muito importante que cante para o seu bebé. Enquanto canta, faça gestos simples e bata palmas de forma a criar uma “mini coreografia” para as diferentes músicas.
Muito em breve o bebé já poderá imitar determinados movimentos, como as palmas, acenar, balançar a cabeça, balançar os braços… é um ótimo exercício para desenvolver a componente motora, através da imitação dos gestos, e ainda a comunicação e as memórias.
Empurrar! (10-16 meses)
Empurrar coisas é uma ótima atividade para estimular a força dos membros inferiores e o equilíbrio do seu bebé, competências necessárias para se consiga manter em pé e dar os primeiros passos sozinho.
É importante que os objetos a serem empurrados sejam resistentes e estáveis, mas leves o suficiente para que o bebé os possa empurrar – como uma bola de pilates, um cesto ou um andador.
Pintar com um carro (16-22 meses)
Escolha um pequeno carro de brincar que o seu bebé consiga agarrar com facilidade. Mergulhe as rodas do carro em tinta e peça ao seu bebé para empurrá-lo sobre uma folha de papel. Observe como o bebé assimila que, ao movimentar o carro, estará a fazer linhas no papel.
Experimente jogar ao “Para e Avança” com o carro sobre o papel. O seu bebé já é capaz de parar de empurrar o carro quando lhe diz “Stop”?
Escolhe um! (22-28 meses)
Faça uma fila com cinco objetos de tamanhos diferentes. Por exemplo, uma caixa de sapatos, um garrafão de água, um copo de iogurte, um peluche grande e outro pequeno. Deixe o seu filho escolher quais são os objetos grandes e quais são os pequenos. Talvez mostre interesse em colocar uns dentro de outros. Jogos como este desenvolvem as capacidades de resolver problemas, a desenvolver noções espaciais e ajudam na aquisição da linguagem.
Criar fantoches (28-36 meses)
Usando sacos de papel ou meias, ajude o seu filho a criar fantoches, que podem ser decorados com a ajuda de marcadores, olhos que tremem, lã, pompons ou outros materiais que tenham disponíveis.
Quando estiverem feitos, o seu filho conseguirá usar o seu crescente pensamento criativo e as habilidades sociais (incluindo a habilidade para cooperar e negociar) para criar histórias para representar com os seus novos fantoches.
Rocha Mágica (3-5 anos)
Agache-se no chão com a criança e joguem ao jogo da “Rocha Mágica”.
A sua criança deverá dizer: “Rocha mágica, rocha mágica, transforma o pai e a mãe num ____!”. Saltem e finjam mover-se, andar e falar de acordo com os vários animais, veículos ou objetos que escolherem.
Mais tesouros e memórias especiais