É tão bom socializar!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Facebook
WhatsApp
Email

Socialização

A propósito do tema das aulas Gymboree de nível 2 e 3 durante estas duas próximas semanas, fui pesquisar algo mais sobre a socialização na infância.
As experiências afectivas nos primeiros anos de vida são determinantes para que a pessoa estabeleça padrões de conduta e formas de lidar com as próprias emoções. Logo, a qualidade dos laços afectivos são muito importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. O bebé, nos primeiros meses de vida, já começa a desenvolver as expressões faciais, o choro, o sorriso e os movimentos para se fazer entender e comunicar. Tais comportamentos auxiliam o bebé a sobreviver, pois os adultos reagem, respondendo adequadamente. As situações quotidianas são momentos privilegiados de afecto, socialização e aprendizagem.

Ficam algumas dicas:

  • A hora do banho e a troca de fraldas permitem o toque. Aproveite e faça uma massagem no corpinho do seu bebé. Ele ficará relaxado, feliz e sentir-se-á muito seguro.
  • A refeição pode ser uma oportunidade de contacto com a oralidade, e algumas refeições até podem ser ocasião de encontro com pessoas de diferentes gerações, como por exemplo, em encontros familiares. Sabemos também que experiências vividas na infância podem ser evocadas através dos odores e sabores que ficam guardados na nossa memória.
  • O colo contribui para amadurecer o aspecto emocional do bebé, pois significa apoio e segurança.
  • Os momentos de brincadeira, leitura de histórias e músicas auxiliam na socialização do bebé com outras crianças e adultos. (cit. por Virginia Bedin)

C.A.

Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.